As variações de temperatura e umidade relativa do ar podem ocasionar quedas de imunidade, e como consequência, desencadear quadros de gripe e outras doenças.
Nosso nariz tem função de umidificar, aquecer e filtrar o ar que respiramos. Quando o clima está muito seco, essas funções ficam muito prejudicadas e todo cuidado é pouco.
Então, veja quais são as cinco dicas para minimizar os riscos de quadros mais complexos:
01 – Umidificação do ar
A umidificação do ar no ambiente em que estamos é importante demais. O jeito mais simples é colocando um umidificador para ajudar no processo.
02 – Lavagem nasal
Realizar lavagem nasal diariamente, melhoram a umidade do ar e do nariz, fatores que ajudam a evitar muitos quadros respiratórios e o desconforto. Sem dúvida esse protocolo ajuda muito nos casos de rinite e nas questões pulmonares, como bronquite e asma.
03 – Hidratação diária
Outra dica que parece simples, mas muitos de nós não consegue praticar é a hidratação, independente de sintomas gripais ou não, manter uma boa hidratação com muita água e outros líquidos é vital ainda mais nessa época do ano. Aqui existem recomendações de quantidade, mas o importante é você fazer o quanto consegue. Mantenha próximo de você uma garrafa ou copo e tente tornar isso um hábito.
04 – Alimentação saudável
Aqui outro mito que precisa ser quebrado. Comida saudável é a de verdade, que pode ser sem frescura, mas que você conhece a origem.
05 – Exercitar-se
Simples, mas precisa de disciplina. Se não tiver restrição médica, 30 minutos de exercícios leves, por algumas vezes na semana, ajudam você a sair do sedentarismo e ampliar, sem dúvida, sua resistência física e psicológica.
Lembre-se, em casos de febre ou persistência de sintomas, procure um médico imediatamente. O uso de máscaras pode ser um ato de empatia quando estamos com sintomas gripais, reflita sobre isso.
Equipe CEC