Você sabia que algumas cirurgias para o tratamento contra o câncer, a radioterapia e algumas doenças podem ter impacto nas estruturas responsáveis pela fala, deglutição, mastigação e voz? Frequentemente as pessoas não fazem essa associação, mas ela existe.
Os fonoaudiólogos trabalham na disfagia que é a dificuldade de engolir alimentos, saliva e líquidos. Além disso, podem contribuir em terapias relacionadas à comunicação alternativa para problemas na voz ou quando o paciente está consciente, porém não pode ou não consegue falar.
A fonoaudiologia ou terapia da fala, antes denominada logopedia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana.
Essas funções incluem as neurovegetativas relacionadas à mastigação, deglutição e aspecto funcional da respiração; as neurológicas ligadas ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e distúrbio na audição periférica, central, cognitiva e vestibular; e na função estomatognática que envolve a mandíbula.
Onze especialidades são hoje reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. São elas: Audiologia, Linguagem, Motricidade, Saúde Coletiva, Voz, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho e Neuropsicologia.
A Cuidados em Casa oferece sessões com fonoaudiólogos em casa. Para saber mais fale com nossa equipe clicando aqui.
Colaboração: Selma Orosco