O que você sabe sobre a Pressão Alta?

A hipertensão arterial é uma doença muito prevalente entre os brasileiros, chegando a atingir quase 25% de nossa população.

A hipertensão arterial é uma doença muito prevalente entre os brasileiros, chegando a atingir quase 25% de nossa população. Por se tratar de um problema silencioso, os sintomas de pressão alta não se apresentam ou são praticamente imperceptíveis. Normalmente, descobre-se a pressão alta em uma consulta de rotina, quando o médico afere a pressão arterial. Valores pressóricos acima de 140×90 mmHg, aferidos em dois momentos, já são o bastante para considerar uma pessoa hipertensa.

Principais causas da Pressão Alta

  • Tabagismo
  • Sedentarismo
  • Alimentação
  • Hereditariedade

Principais sintomas de pressão alta?

1. Dor de cabeça

2. Zumbido no ouvido

3. Falta de ar

4. Visão dupla ou embaçada

5. Tonturas

Como diagnosticar a hipertensão arterial?

Quando um indivíduo sente os sintomas de pressão alta, é preciso procurar o médico. A primeira coisa a ser feita é a confirmação do diagnóstico. Para isso, é realizada a aferição por meio de um exame chamado MAPA, que dura 24 horas e realiza diversas medições durante o intervalo de tempo.

Como tratar a hipertensão arterial?

A pressão alta não tem cura, mas pode — e deve — ser tratada. O tratamento varia conforme os níveis pressóricos de cada paciente e a presença ou associação a outras doenças. Em primeiro lugar, é importante destacar a necessidade de mudanças de hábitos, como a práticas de atividades físicas e uma alimentação saudável. Aliás, as alterações no estilo de vida, por si só, muitas vezes são suficientes para manter o controle da pressão arterial. Porém, quando as mudanças na rotina não dão conta de estabilizar os níveis pressóricos, é preciso recorrer ao tratamento medicamentoso, o qual deve ser individualizado. As classes de medicamentos utilizadas para tratar a hipertensão abrangem, por exemplo, os diuréticos. No entanto, para pacientes com diabetes, o médico poderá recomendar os inibidores de enzima de conversão de angiotensina. Quem tem a pressão alta demais pode tomar dois remédios, de acordo com prescrição médica.

Dá pra prevenir a Pressão Alta?

Veja algumas dicas para atuar na prevenção desta doença tão séria:

  • Não abuse sal e os alimentos muito gordurosos;
  • Realize atividades físicas com regularidade
  • Não fume
  • Evite o excesso de bebidas alcoólicas
  • Durma bem

A Cuidados em Casa realiza o exame para diagnosticar a Pressão Alta em sua casa. Fale com nossos especialistas e entenda como funciona!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *