Quimioterapia domiciliar em pacientes com câncer?

Quimioterapia domiciliar em pacientes com câncer?

O Protocolo pode ser aliado dos sistemas de saúde, reduzindo custos e liberando leitos, além do conforto maior ao paciente que fica próximo de seus familiares.

A quimioterapia é uma das etapas mais importantes na luta contra o câncer por consistir no combate às células malignas. O tratamento, feito sempre sob orientação médica, introduz na circulação sanguínea compostos químicos, chamados quimioterápicos, capazes de destruir o tumor e impedir seu alastramento pelo organismo.

Dependendo do caso, as medicações podem ser levadas para fazer uso em casa, de forma oral ou injetável, sendo fundamental seguir as orientações quanto ao armazenamento da medicação da quimioterapia fornecidos pela clínica.

Existem algumas orientações importantes para minimizar riscos e garantir a eficácia deste processo, afirma Natlhalia Evelyn, Farmacêutica – Responsável Técnica pela Cuidados em Casa. Vamos ao Checklist que é aconselhável para toda infusão:

Conduta e Prescrição

  • Informe seu médico sobre o uso de outras medicações, inclusive, do uso de fitoterápicos, chás, misturas de ervas, pois tudo pode interferir com a quimioterapia e atrapalhar o seu tratamento
  • Respeite rigososamente os horários e a forma de tomar a medicação (prescrição médica).
  • Cuidado! Confira os nomes da caixa e frascos, pois alguns remédios possuem nomes parecidos, o que pode causar dúvidas. Caso isso ocorra, consulte o seu médico ou farmacêutico

Cuidado com o transporte até sua casa (caso não esteja em homecare)

  • Pergunte e se informe sobre o transporte da medicação para sua casa. Caso precise de refrigeração, o local responsável deverá fornecer uma bolsa térmica com gelo que deve ser usada sempre que precisar buscar novas medicações. O ideal seria ter apoio de um homecare, visando acompanhar todo o processo, inclusive executando as infusões. Aqui na Cuidados em Casa monitoramos de ponta a ponta.

Armazenamento e refrigeração

  • Entre 2 a 8C: Medicamentos devem ser guardadas nas prateleiras localizadas do meio da geladeira;
  • As medicações nunca devem ser guardadas na porta da geladeira ou no congelador,
  • Consulte seu médico e equipe para validar esta e outras informações, caso a caso.

Preparação para infusão / medicação

  • Normalmente você receberá a quantidade de medicação necessária para o total de dias de tratamento. Se estas forem drágeas ou cápsulas, não abra ou divida-as;
  • Se você receber KIT’s (compostos por seringas e agulhas e/ou frascos de vidro), armazene-as em recipiente rígido com tampa (garrafa pet, lata de leite em pó, etc) e no final do uso, devolva-as a clínica. As demais caixas e blisters deverão ser devolvidas a clínica ao final de cada uma. Para sua maior comodidade, essas medicações poderão ser devolvidas a clínica quando você tiver uma nova consulta.
  • Verifique sempre a validade das medicações, pois as vencidas podem te fazer mal ou não atingir o efeito esperado.
  • Sempre lave as mãos com detergente neutro, antes e depois de tomar as medicações. Se for necessário que outra pessoa entregue a medicação para o paciente tomar, faça-a por meio de um copinho descartável ou uma gaze;

Importante: Tudo deve ocorrer com a devida prescrição e acompanhamento médico e de profissionais da saúde especializados.

Conheça mais sobre o câncer e curiosidades clicando aqui.

Equipa Cuidados em Casa

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *